quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Não contem comigo



Não contem comigo pra nada, estou saindo da lama. Alheio à beleza, às vestes velhas, à falta do cansaço e às incansáveis tentativas eivadas de frustração. Alheio, principalmente, ao medo que me tomou conta tantas incontáveis vezes. Parei de querer ir mais alto, preferi sentir o chão sob meus pés e, não contem comigo, acabei por perceber que eu teria que dar meus primeiros passos na lama se quisesse realmente voltar a caminhar. Estou saindo da lama e percebi que quanto mais alheio ao mundo de fora eu fico, mais leve e próximo de terra firme meu corpo se encontra. Então não contem comigo pra nada, já é difícil suficiente manter o equilíbrio tendo que lidar com a falta de medo que não me deixa descansar.

Que falta faz o cansaço. Mas que falta faz mesmo a beleza, alheia à todo o resto, disposta ao sacrifício de incontáveis anos que dariam-lhe novas vestes em nome dos anos de agora que, estes sim, não à toa chamam-nos presente - um tempo de graça que a nada se assemelha ao tal futuro que promete o novo, mas só chega e se faz novidade num hoje como esse aqui. Hoje estou saindo da lama, como um dia estive no passado e não espero continuidade se existir o futuro. No presente de um amanhã, quando talvez possam contar novamente comigo, espero que meus passos tenham na lama só um rastro seco - marca de um agora no passado a lembrar quanto tempo levou pra que eu saísse de lá.

Então não contem comigo, estou saindo da lama e a quantidade de passos a marcar um agora no passado nada me dirá do tempo que levei entre hoje e o primeiro deles em terra firme. Serão sempre tantos passos, mais ou menos tempo entre um e outro. Alheio a tantas infinitas coisas, dentre elas de certo que não está o tempo. Não posso ser indiferente ao tempo, porque - diferentemente da beleza, das vestes velhas e qualquer coisa incansável que me canse - o tempo não é indiferente a mim. Que falta faz o cansaço, mas - mais ainda que a beleza - que falta faz não perder mais tempo. E não posso perder tempo logo agora que estou saindo da lama, então não contem comigo.

Não contem comigo pra nada, estou saindo da lama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário